quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Falemos serio

Falar sério, em um pais que não é levado a sério por seus governantes é um tanto quanto esquisito, mas ainda sim existem pessoas sérias e que merecem ser levadas a serio.
Tecnologia é levada a sério, principalmente em países cujo desenvolvimento é proveniente da tecnologia, o Brasil é um pais que infelizmente alfabetização digital é justamente ter acesso ao bendito Orkut. Eu por exemplo adoro Orkut, as pessoas se expões ali de tal maneira que se torna fácil qualquer investida com intuitos maléficos, qualquer coleta de dados para uma Social Engeneering, ou para qualquer proposito em que se precise coletar dados intimos. Saber com quem anda, bares que frequenta, quem são seus amigos, os amigos dos amigos, os planos pro fim de semana, sabe qual comida prefere, posição politica, filmes que gosta, quantos filhos tem, quem é seu namorado, onde estuda, quem são seus professores. Olha que beleza!
A alfabetização digital no Brasil faz dos brasileiros um bando de estragados virtualmente.
Essa semana teve um rapaz aqui no serviço que resolveu aprontar comigo, é um moleque metido a querer ser hacker, mas não estuda pra isso, pega um programa que um amiguinho baixou da net e coloca na maquina pra driblar o proxy.
O que faz um hacker de verdade é simplesmente o conhecimento em absluto que possui sobre o sistema que trabalha, outros sistemas e as redes de computadores.
Enfim detetei a tentativa de intrusão so espertinho, e como grande vantagem entrou no orkut e falou com aquele portugues maravilhoso que as pessoas insistem em usar: "ae mano é nois dibrei o trampo agora colo no orkut no serviço! valeu Thiago seu Raquer du kct(estava escrito assim, sem brincadeiras)" e logo abaixo a reposta do tal do Thiago: "Ae meu nun dise ki era so roda que já era, isso é pra vc ver que um haki de verdade pode fazer com esses bundão da informatica!"
pera lá, eu nao estudo feito um condenado pra um moleque querer me pasar pra trás, e outra, eles estão falando de mim, tá certo que com um portugues exdruxulo desses, deveriam ser ignorados, Mas esta é minha rede, este é meu dominio, meu territorio, aqui quem manda sou eu e aqui so entra quem eu quero que entre.
pois bem, me vinguei!
fui até os 2 orkuts coletei uma pancada de dados dos "hackers", sabia até o que tinham comido e tracei um plano.
primeiro foi o tal do Thiago, liguei no serviço dele me passei por policial e botei um panico no rapaz, depois começou a chover scraps no orkut do outro bobinho:"meu sujo cara os verme me pegou, está atras de vc tbm, fudeu cara!".
o mais engraçado poder ouvir a voz do infeliz gaguejando e perdido.
quanto ao funcionario puxei um logzinho, chamei a superintendencia e mostrei a tentativa de intrusão. mostrei os dados coletados e fomos os dois chamados pra uma conversinha com o chefe.
Primeiro eu me coloquei, mostrei toda a documentação pro funcionario e na sequencia destilei meu sabão.
depois o chefe deu o sabão dele e suspendeu o cara por 5 dias.
moral da historia, o Brasil não leva a sério a tecnologia por uma questão cultural, as pessoas são ensinadas a brincar na internet de tal maneira que não levam a serio os riscos e o profissionalismo que ela emprega.
felizemente me diverti muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário